Perguntas Frequentes




O que é consórcio?

É uma ferramenta financeira em que um grupo de pessoas acumula dinheiro para que todos possam comprar um bem (imóvel ou automóvel), sem juros, administrado por uma empresa registrada nos órgãos competentes ABAC (Associação Brasileira de Administradores de Consórcios) e BC (Banco Central).

 

Consórcio é investimento?

Sim, o consórcio é uma ferramenta que, se bem utilizada, pode vir a dar LUCRO para o consorciado. De uma forma ou de outra, você estará guardando dinheiro, mas uma vez que seu consórcio esteja CONTEMPLADO e você não retire o crédito imediatamente, algumas empresas aplicam o valor do seu crédito que pode gerar um rendimento, isso é feito normalmente no tesouro direto e Selic. Mas é importante ressaltar que o consultor que o atender tem de ter um conhecimento da utilização do crédito para investimento, e novamente uma analise tem de ser feita caso a caso!

 

Como faço para ser contemplado (a)?

Existem duas formas de ser contemplado (a) no plano de consórcio.

A primeira e mais famosa é o sorteio, todo consórcio tem um numero de registro, normalmente composto por 03 números. Todos os meses a Caixa Econômica Federal faz um sorteio de números fiscalizados pelo banco central, estes números são utilizados para definir quem serão os sorteados daquele mês. 

A segunda forma de contemplação é o lance, o consorciado escolhe um valor a partir de 1% do crédito contratado e oferece esse valor como lance, pode ser pelo site, por telefone ou com o consultor. Se o seu valor estiver entre os maiores ofertados, você é contemplado e pode usar o credito que contratou. O valor que você ofereceu é abatido do seu saldo devedor.

 

Demora muito para eu resgatar meu crédito?

Depende, o consultor que o atender, tem que fazer uma análise de cada caso, para determinar a melhor estratégia para suprir as necessidades do cliente.

Nenhum consultor ou empresa pode prometer contemplação numa data especifica ISSO É CRIME, mas existem estratégias que podem ajudar como a utilização do FGTS para dar lance, entre outras que um consultor qualificado poderá utilizar!

 

Posso comprar qualquer tipo de imóvel?

Sim, o consórcio permite a compra de qualquer imóvel (casa, apartamento, chácara, terreno galpão etc.), o imóvel tem de estar com a documentação correta e sem nenhuma pendência (contas atrasadas, água, luz, IPTU, etc.).

 

Para que mais posso usar meu consórcio?

Você pode utilizar o consórcio para reforma e construção, seguindo as regras do contrato de aquisição.

Com o consórcio você também pode quitar um financiamento que já esteja ativo (o que é muito bom, pois o consórcio não tem juros no parcelamento). 

 

Como assim consórcio não tem juros?

O consórcio é um investimento, por isso parcelando seu bem você não paga juros, pois é um autofinanciamento. E como você não esta tomando dinheiro de nenhuma empresa, sendo assim, não se pode cobrar juros. A empresa que tomar conta do seu plano de consórcio cobra uma taxa de administração que varia de 15% a 23% dependendo da empresa contratada. A essa taxa administrativa é diluída em todas as parcelas, sem nenhuma cobrança extra ao longo do plano.